terça-feira, 8 de abril de 2014

IMPLANTE DE BOMBA DE ANALGÉSICOS

IMPLANTE DE BOMBA DE ANALGÉSICOS INTRATECAL

BOMBA PARA INFUSÃO DE ANALGÉSICOS INTRATECAL TOTALMENTE IMPLANTADA


A bomba para infusão intratecal de analgésico é utilizada como um recurso avançado para tratamento da dor refratária, em qualquer parte do corpo. A bomba é um pequeno aparelho eletrônico, semelhante a um marca passo, com um reservatório para armazenar uma quantidade de medicação líquida (20 ml). O sistema da marca Synchromed, que utilizamos, é totalmente programável, formado por uma bomba e um catéter.

 

 

 

PROCEDIMENTO DE IMPLANTE DA BOMBA E CATÉTER

O procedimento é feito por meio de uma punção com agulha na coluna, semelhante a peridural (figura esquemática), o catéter mole e flexível, desta forma, é colocado por dentro da agulha e progredido até o nível desejado (seta roxa), em seguida a agulha é retirada da coluna e o catéter fica. No catéter a ponta de saída do analgésico (seta preta) é colocada o mais próximo possível do nível da dor junto ao sistema nervoso (intratecal), na seqüência um túnel é feito por debaixo da pele até o lado do abdome onde a outra ponta é conectada à bomba (seta laranja), esta é implantada de 1 a 2cm debaixo da pele, depois tudo é fechado com alguns pontos de sutura na pele, o paciente fica com uma pequena cicatriz. A bomba é feita de titânio um material inerte, que não provoca reação do corpo; fica debaixo da pele e é imperceptível (figura do sistema implantado). Tudo pode ser feito com anestesia local e sedação. Após o processo de cicatrização o paciente pode retornar as suas atividades. 


FUNCIONAMENTO E MANEJO DA BOMBA INTRATECAL

O sistema funciona da seguinte maneira: a bomba debaixo da pele, de forma imperceptível e contínua, impulsiona mini doses da medicação pelo catéter até a ponta, liberando o analgésico e promovendo o alívio da dor (vídeo). Também, a programação da bomba, aumento ou redução da dose, pode ser feita por controle remoto no consultório ou domicílio. Para se ajustar as doses, utiliza-se um aparelho programador (seta verde), que é um pequeno computador de mão ligado a um dispositivo (seta vermelha), este quando colocado próximo ao local onde foi implantada a bomba, é capaz de captar o funcionamento da bomba e emitir ondas que alteram o seu funcionamento de acordo com o que seja melhor para o paciente. 

A medicação mais usada neste sistema é a morfina, porém em doses diárias baixíssimas, quando comparadas às doses via oral (cerca de 200 vezes menos). Quando a medicação acaba basta puncionar a pele com uma agulha fina até um local na bomba, que já é preparado: uma pequena entrada do reservatório que é de silicone (seta azul), assim é só encher de novo a bomba. O período de duração entre cada punção, para carregar a bomba, pode variar de 2 a 6 meses, de acordo com o consumo analgésico de cada paciente.

2 comentários:

  1. Gostaria de saber se os convênios fornecem esse aparelho esse caso contrário Quanto custa para colocar um? Tenho dor facetária em toda coluna vertebral. Estou sofrendo muito.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber se os convênios fornecem esse aparelho esse caso contrário Quanto custa para colocar um? Tenho dor facetária em toda coluna vertebral. Estou sofrendo muito.

    ResponderExcluir