terça-feira, 8 de abril de 2014

BLOQUEIOS ANALGÉSICOS GUIADOS POR IMAGEM

BLOQUEIOS ANALGÉSICOS GUIADOS POR IMAGEM

BLOQUEIOS GUIADOS POR IMAGEM: ALÍVIO IMEDIATO DA DOR



Bloqueios analgésicos são procedimentos realizados para o alívio imediato da dor. Os bloqueios se tornaram parte importante do tratamento da dor, principalmente porque nos últimos anos foram desenvolvidas varias técnicas guiadas por imagem, simplificando os procedimentos, dando mais segurança e eficiência; resultados científicos apontam que 90% dos pacientes podem apresentar um alívio muito significativo da dor após um bloqueio guiado por imagem, isto aumenta a satisfação do paciente e a aderência ao tratamento, com isto há melhora no resultado de longo prazo.

No CTIDor, logo no primeiro atendimento, o bloqueio da dor pode ser feito com anestesia local na pele. Possuímos um dos mais modernos centro de procedimentos do país, conta com equipamentos e infra-estrutura especializada, em tempo integral, totalmente voltada para o bloqueio da dor; desta forma o paciente pode ter mais segurança e conforto. Podemos assim, de forma rápida, identificar o local da dor e o alvo a ser bloqueado. O paciente pode se livrar da dor na mesma hora, voltar as suas atividades e viver a sua vida, sem ter que ficar sofrendo em emergências de hospitais e internações desnecessárias. 

BLOQUEIO GUIADO POR IMAGEM NA ESTENOSE DO CANAL VERTEBRAL E NA DOR PROVENIENTE DE DOIS OU MAIS NÍVEIS NA COLUNA

Paciente com dor nos membros e na coluna devido a artrose ou estenose do canal podem ter a dor originada de vários níveis, neste caso podemos realizar um bloqueio peridural interlaminar no meio dos níveis acometidos ou o mais próximo possível, assim podemos atingir vários níveis da coluna, há a opção também de se puncionar dois ou mais níveis no mesmo procedimento. 



BLOQUEIOS ANALGÉSICOS SIMPLES GUIADOS POR IMAGEM

No CTIDor indicamos, de imediato, bloqueio guiado por imagem no alvo da dor, principalmente nos casos de dor intensa, incapacitação, falta de resposta com medicação oral ou efeitos colaterais com medicamentos já usados.

BLOQUEIO FORAMINAL NA DOR DA COLUNA: HÉRNIA DE DISCO

Saiba como é realizado

O bloqueio da dor é feito com medicação anestésica e antiinflamatória (corticóide). O anestésico serve para bloquear o nervo que conduz a dor, logo após a injeção se ocorre o alívio da dor sabemos se o alvo está correto, ou seja o alívio é um teste também, após este alívio injetamos uma quantidade de corticóide específico para procedimentos invasivos: sem conservantes ou irritantes, este corticóide sempre é aplicado em doses muito baixas, porque se está diretamente no alvo, com isto os efeitos colaterais são minimizados, ou seja, muito menos do que quando injetado no músculo.



Bloqueio no forame de L5-S1 muito próximo da parte do disco que tem a hérnia neste nível da coluna: o alvo



Bloqueio foraminal para a dor da hérnia da disco e a discopatia nos níveis cervical e dorsal são muito efetivos no tratamento imediato da dor



Bloqueio guiado por imagem para dor proveniente das pequenas articulações facetárias da coluna, estas podem doer devido a artrites e artrose e limitar muito a pessoa nas suas atividades



BLOQUEIO FORAMINAL DEPOIS DA CIRURGIA DA COLUNA

Bloqueio foraminal depois da cirurgia da coluna é uma situação especial, pois pacientes que operam por via convencional a cirurgia aberta de fixação da coluna podem sentir muita dor depois da cirurgia e devem ser tratados com bloqueios guiados por imagem de forma rápida para redução imediata da dor e retorno as atividades.

BLOQUEIO ANALGÉSICO NO TRATAMENTO DA DOR DISCAL E DOR DE CABEÇA

BLOQUEIO GUIADOS POR IMAGEM DOS NERVOS PERIFÉRICOS

Alguns casos de dor intensa, insuportável, podem ser tratados com bloqueio direto sobre o nervo responsável pela condução da dor da região afetada. Os principais casos são: dor de cabeça com o bloqueio do nervo trigêmio e os nervos occipitais, localizados na nuca; dor no ombro bloqueio do nervo supra escapular, dor no tórax bloqueio dos nervos intercostais, dor nos órgãos pélvicos bloqueio do nervo obturador e dor nos órgãos genitais bloqueio do nervo pudendo. Os bloqueios dos nervos periféricos são guiados por imagem de Raios X, também novas técnicas tem sido desenvolvidas, onde utilizamos o bloqueio guiado pela ultrassonografia, com muita eficiência.



Veja a animação do Raio X acima:


Nenhum comentário:

Postar um comentário