sexta-feira, 21 de março de 2014

TRATAMENTO DE DOR CRÔNICA

Nova lista de coberturas inclui radiofrequência no tratamento de dor crônica de coluna

3FEV

Nova lista de coberturas inclui radiofrequência no tratamento de dor crônica de coluna

A partir de 02 de janeiro de 2014 começa a vigorar o novo rol de coberturas a que beneficiários de planos de saúde terão direito e na lista está a radiofrequência no tratamento de dor crônica na coluna.

O tratamento de dor com a radiofrequência (RF) constitui uma técnica intervencionista minimamente invasiva, eficaz em tratar dores que resistem às opções conservadoras de tratamento  – medicamentos ou bloqueios das raízes nervosas.

Quando as alternativas conservadoras não surtem efeito, em algumas situações restam duas opções: a cirurgia ou RF, a primeira invasiva e a segunda minimamente invasiva. (mais…)


Tratamentos Dor Lombar Crônica

3OUT

Tratamentos Dor Lombar Crônica

OBJETIVO DOS TRATAMENTOS

O objetivo de qualquer tratamento de dor lombar crônica é conseguir reduzir a dor, permitindo ao paciente retomar suas atividades normais (ir trabalhar, arrumar a cama, andar com o cachorro, passar uma roupa etc.), assim como reconquistar sua qualidade de vida.

QUAL É O MELHOR TRATAMENTO

Alongamento para dor lombarMelhor é o tratamento individual que envolve a análise de vários fatores; o tratamento adotado dependerá da causa precisa da dor lombar e o contexto de cada um. Ou seja, além daquilo indicado pelos sintomas, exame físico e exames de imagens, estado de saúde e nível de atividade também têm de ser levado em conta.

Outro aspecto muito importante a ser considerado durante a avaliação individual é a percepção do próprio paciente a respeito da sua situação.

Resultados de tratamentos tendem a ser menos positivos entre pessoas que encaram seus sintomas com catastrofismo, e que sentem que elas, ou os próprios tratamento não conseguirão controlar esses sintomas.

Por isso, para o tratamento ser mais eficaz, é importante o médico ouvir as preocupações e percepções do próprio paciente a respeito de sua desordem e levá-las em consideração na hora de escolher a/s modalidade/s terapêutica/s.

A idéia de “estou com dor e tenho que continuar deitado até melhorar” precisa ser modificada porque é essencial que o paciente se conscientize da importância de manter-se ativo; pois, para conseguir se reabilitar, é preciso fortalecer e alongar os músculos que sustentam a coluna.

De forma geral, baseio meu tratamento para dor lombar crônica (DLC) em três pilares: analgesia, reforço muscular e atividade aeróbica. (mais…)


Diagnóstico Específico na Dor Lombar Crônica

26SET

Diagnóstico Específico na Dor Lombar Crônica

Sabe aquela dor na coluna lombar que não dá para esquecer? Que incomoda, seja ela forte ou fraca!? Se persistir por três meses ou mais já é classificada como dor lombar crônica.

A boa notícia é que não precisamos aguentar a dor nem aceitá-la resignados já que, na grande maioria das vezes há cura ou no mínimo, alívio.  A dor mal cuidada na fase inicial pode evoluir para uma dor crônica. Portanto, quanto mais rápido tratar, melhor. (mais…)


Bloqueios Anestésicos Combatem Dor nas Articulações Facetárias

19JUL

Bloqueios Anestésicos Combatem Dor nas Articulações Facetárias

Dor Facetária

As articulações facetárias são pequenas articulações na coluna que ligam as vértebras. Localizadas na parte posterior dela, auxiliam os discos intervertebrais no suporte da coluna e proporcionam flexibilidade à coluna vertebral. Quando lesionados ou inflamados, são suscetíveis à osteoartrite e causam dor. (mais…)






Nenhum comentário:

Postar um comentário