domingo, 2 de março de 2014

PROCEDIMENTOS INTRA DISCAIS

PROCEDIMENTOS INTRADISCAIS: IDET

ELETROTERMOTERAPIA INTRADISCAL (IDET) NO TRATAMENTO DA DOR LOMBAR

o disco vertebral normal não tem nervos no seu interior portanto não tem sensibilidade dolorosa, ou seja, não dói; no entanto quando ocorre a degeneração discal o deslocamento do núcleo do disco em alguns pacientes, provoca lesões e fissuras na parte externa do disco: o ânulo fibroso, este quadro provocado pela rotura radial das fibras do colágeno, causa dor, inflamação e crescimento de pequenos nervos para dentro do disco. Quadro que pode ser muito doloroso, persistente e refratário: é o que chamamos de dor de origem discal ou dor discogênica.

Quando o paciente apresenta um quadro de dor lombar muito grave com exame de ressonância cofirmando a lesão discal, está indicado o procedimento de anuloplastia, uma das formas efetivas de anuloplastia é procedimento chamado IDET ou eletrotermoterapia intradiscal.

Assim para tratar este quadro é preciso fazer uma lesão nesta região do disco, a aplicação de calor promove a inativação das terminações nervosas e produz o reforço da parte externa do disco na área da rotura com uma cicatriz rica em colágeno. O efeito do tratamento é a melhora da dor e a redução da pressão dentro do disco.

O PROCEDIMENTO

O objetivo neste procedimento é colocar o cateter chamado SpineCath dentro do disco, sua parte que produz calor na posição mais próxima do local da lesão radial do ânulo do disco, para que depois de conectado pelo cabo (fio elétrico) ao gerador se possa realizar a lesão térmica dentro do disco junto do ânulo fibroso lesado.
O procedimento é feito com anestesia local e sedação, o paciente fica deitado de costas pra cima, um aparelho de raio X é posicionado e o ponto alvo é marcado, com a visão contínua do raio X é feita a punção e introdução de uma agulha da pele até dentro do disco do nível que causa a dor, por exemplo L5-S1, a ponta da agulha é guiada até o centro do disco. Em seguida introduzimos por dentro da agulha o SpineCath, um dispositivo especializado flexível semelhante a um catéter, sob a visão do raio X dentro do disco manobramos até posicionarmos de forma que a ponta ativa, de 5cm, que produz calor fique muito próxima, à milímetros, de toda a área lesada do ânulo fibroso. 

IDET: APLICAÇÃO DE CALOR DENTRO DO DISCO NO TRATAMENTO DA DOR LOMBAR

Após o bom posicionamento conectamos o cabo do SpineCath por meio de um fio elétrico a um gerador microprocessado que durante 16 minutos aquece lentamente a ponta ativa, os primeiros 5cm do dispositivo, até uma temperatura de 90 graus Celcius, este calor se difunde alguns milímetros além da área da ponta ativa.



Desta forma provoca lesão das terminação nervosas próximas, redução do volume do disco (encolhe) e uma cicatrização no local com reforço de colágeno fazendo com que o paciente obtenha alívio da dor. O circuito é completamente fechado e estéril. Depois do procedimento o paciente pode voltar a todas as atividades habituais, com exceção de carga sobre a coluna, que deve ser evitada por algumas semanas. Após um bom programa de reabilitação especializado pra Coluna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário