sábado, 1 de março de 2014

O QUE E VIVER COM A DOR

Já que todos querem um culpado, vamos viajar até o Sistema Nervoso, que fica bem “nervoso” quando estamos com dor.

O nosso cérebro entende a dor como um sinal de ameaça puro e simples, nada mais nada menos que isso. Portanto, produz dor para proteger o corpo de alguma coisa, seja lá qual for.

Quanto mais o cérebro percebe ameaças, mais sensível o sistema nervoso fica. Entendam sensível como “meio fresquinho”, “meio raivoso”, “meio medroso”, “meio nervoso”.

Então, quanto mais sensível, mais fácil é para tudo ao nosso redor e dentro do nosso corpo causar dor, tudo mesmo: barulho, luz, vento, movimento, alimentos, inflamação, bico de papagaio, nervosismo, estresse, ansiedade, medo, irritação, etc…

Mesmo retirando os problemas (hérnias, artrite, compressão de nervo, inflamação), a dor pode continuar se ainda houver uma interpretação de ameaça ao cérebro e se o sistema ainda estiver sensível. Esses problemas, contribuem para isso mas na maioria das vezes são parte do enredo. E, para trazer mais abacaxi, tem pessoas que tem esses problemas e não sentem dor. Ui!

Mesmo pessoas que não tenham esses problemas, podem sentir dor sim, e sim, e sim. A dor não deve ser encarada como um problema na maioria das vezes, mas se torna um problema pela sua persistência, trazendo dificuldades na vida.

Cada um com seu problema né.

eu-tenho-o-pior-trabalho


Um comentário:

  1. O que mais queremos não e dinheiro, e sim carinho e compreensão da própria família

    ResponderExcluir