quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

IMPLANTE DA BOMBA DE MORFINA

IMPLANTE DE BOMBA DE ANALGÉSICOS INTRATECAL

BOMBA PARA INFUSÃO DE ANALGÉSICOS INTRATECAL TOTALMENTE IMPLANTADA


A bomba para infusão intratecal de analgésico é utilizada como um recurso avançado para tratamento da dor refratária, em qualquer parte do corpo. A bomba é um pequeno aparelho eletrônico, semelhante a um marca passo, com um reservatório para armazenar uma quantidade de medicação líquida (20 ml). O sistema da marca Synchromed, que utilizamos, é totalmente programável, formado por uma bomba e um catéter.

 

 

 

PROCEDIMENTO DE IMPLANTE DA BOMBA E CATÉTER

O procedimento é feito por meio de uma punção com agulha na coluna, semelhante a peridural (figura esquemática), o catéter mole e flexível, desta forma, é colocado por dentro da agulha e progredido até o nível desejado (seta roxa), em seguida a agulha é retirada da coluna e o catéter fica. No catéter a ponta de saída do analgésico (seta preta) é colocada o mais próximo possível do nível da dor junto ao sistema nervoso (intratecal), na seqüência um túnel é feito por debaixo da pele até o lado do abdome onde a outra ponta é conectada à bomba (seta laranja), esta é implantada de 1 a 2cm debaixo da pele, depois tudo é fechado com alguns pontos de sutura na pele, o paciente fica com uma pequena cicatriz. A bomba é feita de titânio um material inerte, que não provoca reação do corpo; fica debaixo da pele e é imperceptível (figura do sistema implantado). Tudo pode ser feito com anestesia local e sedação. Após o processo de cicatrização o paciente pode retornar as suas atividades. 


FUNCIONAMENTO E MANEJO DA BOMBA INTRATECAL

O sistema funciona da seguinte maneira: a bomba debaixo da pele, de forma imperceptível e contínua, impulsiona mini doses da medicação pelo catéter até a ponta, liberando o analgésico e promovendo o alívio da dor (vídeo). Também, a programação da bomba, aumento ou redução da dose, pode ser feita por controle remoto no consultório ou domicílio. Para se ajustar as doses, utiliza-se um aparelho programador (seta verde), que é um pequeno computador de mão ligado a um dispositivo (seta vermelha), este quando colocado próximo ao local onde foi implantada a bomba, é capaz de captar o funcionamento da bomba e emitir ondas que alteram o seu funcionamento de acordo com o que seja melhor para o paciente. 

A medicação mais usada neste sistema é a morfina, porém em doses diárias baixíssimas, quando comparadas às doses via oral (cerca de 200 vezes menos). Quando a medicação acaba basta puncionar a pele com uma agulha fina até um local na bomba, que já é preparado: uma pequena entrada do reservatório que é de silicone (seta azul), assim é só encher de novo a bomba. O período de duração entre cada punção, para carregar a bomba, pode variar de 2 a 6 meses, de acordo com o consumo analgésico de cada paciente.

3 comentários:

  1. Bom dia Claudiney.
    Você saberia me informar o valor da bomba de morfina e da cirurgia para implante da mesma? Minha irmã está com câncer e talvez precisará usar uma. Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. EU uso deste 2012 essa bombs e vou retira-la dia 28/03 tive muitas complicacoes durante todo o period e ela nao fica imperceptibel ela fica com um volume e tenho grandes cicatrizes

    ResponderExcluir
  3. Tenho uma bomba de infusão de morfina que já utilizo a alguns anos. Ainda não entendo as reações ao término da morfina, ao ficar apitando a bomba

    ResponderExcluir